Mostra Cinema Conquista terá remontagem de exposição artística sobre Glauber Rocha

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Vit. da Conquista | Data: 30 ago 2019

Tags:, ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é PEL-1.gif

Nesta edição, a Mostra Cinema Conquista anuncia a remontagem de parte da exposição da “Mostra Glauber Rocha: Ressuscita o Povo Brasileiro” em sua programação, que ocorre entre os dias 1º a 6 de setembro. As duas Mostras se unem com o intuito de relembrar a vida e obra de um dos maiores nomes do cinema nacional, que completaria 80 anos em 2019. Assim, é possível proporcionar ao público a oportunidade de se aprofundar na história deste famoso conquistense.

Segundo o artista visual Vinícius Gil, o que estará presente na Mostra Cinema será um eco da exposição que “tem essa ideia de trazer as misturas e os contrastes barrocos de Glauber”. O conceito presente na montagem perpassa por nuances que levam o público a refletir sobre a constituição da obra do cineasta. Dessa forma, o artista afirma que “assim como a religião é um portal para você transcender, o cinema de Glauber transcende o próprio cinema”.

O historiador Afonso Silvestre nos auxilia na compreensão de partes da sociedade frente à arte de Glauber Rocha quando diz que o cineasta “concorda com a máxima de que um povo que não se reconhece, ou seja, um povo sem cultura é um povo que está morto” e, por isso, o termo “ressuscita” está presente no título.

A remontagem ficará exposta no mezanino e no foyer do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima durante toda a programação da Mostra Cinema Conquista.

Confira a programação completa 

A Mostra Cinema Conquista – Ano 14 tem o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia, da Diretoria Audiovisual do Estado, do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, da TV Sudoeste, da Cervejaria Devassa e do Restaurante Maria do Sertão. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, Programa Janela Indiscreta e Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas. A Mostra Cinema Conquista é uma produção da Movimenta Cultura e Arte e realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Os comentários estão encerrados.