Motoristas de transporte escolar protestam em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Vit. da Conquista | Data: 17 jul 2015

Tags:, , , ,

Da Redação

motoristas1

Dezenas de motoristas de vans fizeram um protesto pacífico na manhã desta sexta-feira (17), em Vitória da Conquista. Os manifestantes se reuniram logo cedo na Praça Sá Barreto e em seguida saíram pelas ruas da cidade. Em alguns momentos, o trânsito ficou tumultuado, mas não houve grandes confusões.

motoristas3

Os manifestantes são contra a lei da padronização das cadeirinhas para o transporte escolar e dos veículos. A medida, anunciada em junho, foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) há um mês. Nesta sexta-feira, a resolução reforçou a obrigatoriedade da cadeirinha para todos os veículos. A regra vale a partir de 1º de fevereiro de 2016. Mas os motoristas alegam que sequer foram ouvidos a respeito da decisão, nem a sociedade. O que era necessário, já que a padronização deve gerar altos custos para os pais e beneficiaria, principalmente, aos fabricantes e empresários do setor.

motoristas2

Desde 2010, a lei obriga que crianças de até 1 ano sejam transportadas no bebê-conforto em carros de passeio. As que têm entre 1 e 4 anos, em cadeirinhas com encosto e cinto próprio. Os assentos de elevação, que utilizam cinto de segurança que ficam na altura do pescoço da criança, devem ser usados para menores entre 4 e 7 anos. O Ministério das Cidades informou que, com relação à exigência das cadeirinhas, a maior preocupação do Contran é dar segurança para as crianças.

Os comentários estão encerrados.