Mulheres conquistenses são homenageadas com o Diploma Loreta Valadares

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 09 mar 2016

Tags:, , ,

por Mateus Novais
fotos: Ascom Câmara

IMG_0927

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, nesta quarta-feira (9), mais uma edição do Diploma Mulher-Cidadã Loreta Valadares, que homenageia mulheres que contribuem para a defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. O evento é sempre realizado na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Loreta Valadares, que dá nome ao diploma, foi uma feminista e ativista política que lutou contra a Ditadura Militar, instalada em 1964. Ela nasceu em Porto Alegre (RS), mas mudou-se para Salvador aos seis anos. Loreta participou da luta contra a Ditadura, foi presa política e exilada. Em 1980 retorna ao Brasil e se torna professora de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, assim permanecendo até se aposentar anos depois.

Nesta edição, seis moradoras do município foram homenageadas: Amirailde da Mota Cirino, gerente no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos; Leolina Francisca Sousa, coordenadora da associação da comunidade rural quilombola Lagoa do Arroz; Rosa Maria Falcão de Oliveira Aurich, idealizadora do projeto Feira Cultural Plural; Jeruza Fernandes Barbosa Magalhães Caldeira, gestora da Clínica Vitória, que atende pessoas de baixa renda; Maricélia Alves dos Santos, presidente e assistente social do Centro de Apoio à Família do Bairro Conveima I; e Ana Maria Marinho de Vasconcelos Cairo, idealizadora da Associação Beneficentes Santo Antônio (ABESA), projeto social que constrói casas populares para acolhimento de famílias necessitadas.

Os comentários estão encerrados.