Na Bahia IPVA tem redução de 5% para 2017

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, transporte | Data: 21 dez 2016

Tags:, ,

Da Redação

A redução média foi de 5% no imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A decisão, que foi publicada na tarde desta segunda-feira (21) no Diário Oficial do Estado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), foi feita com base nos cálculos da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), mediante os valores de mercado de veículos usados.

O IPVA dos automóveis teve redução de 5%, enquanto que as motos tiveram uma queda de 2,8%, ônibus e micro-ônibus, 5,4%, caminhões, 7,4%, e veículos utilitários, 4,8%. A partir de 2017, os valores poderão ser consultados no site da Sefaz-BA.

A tabela publicada mostra os descontos oferecidos para o motorista que pagar antecipadamente. A opção de pagamento em cota única do tributo com 10% de desconto tem prazo até o dia 7 de fevereiro. Parcelar o valor em três vezes é outra opção para os proprietários de veículos. Basta observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa.

Observe as datas na tabela abaixo:

Para efetuar o pagamento, basta apresentar o Renavam do veículo em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.

Veículos de empresas transporte coletivo, veículos que tenham mais de 15 anos de fabricação, motos de 50 cilindradas e embarcações com motor de potência inferior a 25 HP, estão isentos do pagamento do IPVA.

De todo valor arrecadado, 50% é repassado para o munícipio onde o carro foi emplacado. Na Bahia são cerca de 1,8 milhão de veículos de frota tributável.

Os comentários estão encerrados.