Nível da barragem de Água Fria II permanece estável, mas o racionamento na cidade pede cuidados

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Geral, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 28 set 2012

Tags:, , , ,

Da Redação

A estimativa dos especialistas não é de chuvas para os próximos meses, o que deve aumentar os cuidados com a economia de água. Sem chuvas, não há previsão para o término do racionamento.

No dia 22 de setembro, entramos na primavera. Durante a estação, as chuvas começam a cair a partir da segunda quinzena do mês, aumentando a quantidade gradativamente. Mas neste ano, segundo especialistas, a previsão é de que as chuvas caiam abaixo do esperado.

O fenômeno da falta de chuvas vem ocorrendo há dez anos, segundo estudos de especialistas. De novembro de 2011 a março de 2012, foram registradas as menores quantidades de chuva da última década. E a previsão dos meteorologistas é de que esse índice pode ser ainda menor até março de 2013. No mês de setembro deste ano só choveu três dias em Vitória da Conquista, o equivalente a 6,7 milímetros.

O fato da Barragem de água Fria II ficar situada em Barra do Choça ameniza em parte o problema. É que onde fica o rio dos Monos, em Barra Nova, as chuvas são mais constantes. No distrito de Barra do Choça, choveu quase três vezes mais do que em Vitória da Conquista, 19 milímetros. Em três dias, o volume da barragem de Água Fria II subiu sete centímetros. Atualmente a barragem está com 78% por cento da capacidade. E sem a previsão de chuvas, a previsão da Embasa é de manutenção do racionamento por tempo indeterminado.

 

 

Os comentários estão encerrados.