Notificações de casos de Vírus Zika serão obrigatórias no Brasil

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde | Data: 19 fev 2016

Tags:,

Da Redação

dengue
As notificações dos casos suspeitos de Zika passam a ser obrigatórias para todos os estados do país. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (17). Isso significa que todos os casos suspeitos de Zika deverão ser comunicados pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, às autoridades de saúde, semanalmente.

Nos casos de gestantes com suspeita de infecção pelo vírus ou de óbito suspeito, a notificação será imediata, ou seja, deverá ser feita em até 24 horas. De acordo com o Ministério da Saúde, a notificação do vírus Zika passa a ser obrigatória no Brasil só agora porque antes a doença não existia no país. Além disso, hoje já existem testes que nos permitem dar com segurança o diagnóstico do vírus.

A mudança na notificação é resultado de uma análise criteriosa dos métodos de acompanhamento do vírus Zika no Brasil. Até então, a doença era monitorada por meio do sistema de vigilância sentinela para prestar apoio às medidas de prevenção à doença. Cabe ressaltar que o Zika é uma doença nova no Brasil, tendo sido identificada pela primeira vez em maio de 2015 e, como qualquer outra nova doença identificada, necessita de estudos e reavaliações periódicas.

A medida foi tomada em parceria com estados e municípios, além de especialistas de instituições de pesquisa e estudo brasileiros. Os profissionais de saúde de todo o Brasil já estão sendo orientados da nova medida por meio dos diversos canais de comunicação de rotina, como videoconferências, e-mails, ofícios e contatos diretos.

Os comentários estão encerrados.