Número de trotes aumenta em período de férias escolares em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Polícia, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 21 jan 2013

Tags:, , ,

Da Redação

SAMU 192, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar são as instituições que mais sofrem com o número de ligações falsas em Vitória da Conquista.

trote-crianças192, 193 e 190. Números providenciais quando é necessário realizar chamados de socorro. Em Vitória da Conquista, serviços acionados por estes números são prejudicados devido ao grande número de trotes, realizados para instituições como o SAMU 192, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

O SAMU 192 só atende a chamados de urgência e emergência. Um médico regulador atende as ligações e ainda por telefone tem minutos para decidir se o caso necessita ou não do envio de uma ambulância. Mas o serviço tem sido alvo de um grande número de trotes. Em 2011, foram 31 mil trotes. Em 2012, o número dobrou para 62 mil.

A mesma situação acontece no Corpo de Bombeiros. Muitas vezes, as falsas ligações são identificadas porque a maior parte dos trotes são realizados por crianças. Aumentam muito no período de férias escolares. Segundo a instituição, é preciso uma verdadeira triagem para checar ainda por telefone se a ligação se trata mesmo de uma emergência.

Já a Polícia Militar recebe uma média de 500 ligações por dia. 25% dessas ligações são trotes. Além de prejudicar o trabalho, a polícia dá um alerta: passar trote anunciando uma falsa ação delituosa é uma contravenção penal e o infrator pode pagar multa e até ser preso.

Os comentários estão encerrados.