BB e Bradesco reduzem dinheiro em caixas eletrônicos à noite

0

Publicado por Roberto Silva | Colocado em Bahia | Data: 23 mar 2013

Tags:,

Correio da Bahia

banco__O Banco do Brasil (BB) e o Bradesco anunciaram nesta sexta-feira (23) que haverá uma redução na quantidade de dinheiro que ficará nos caixas eletrônicos à noite e nos finais de semana. A medida já está em vigor para os terminais do BB desde segunda-feira (18) e começa a valer para os do Bradesco hoje. A finalidade é a mesma: desestimular a ação de criminosos que utilizam bombas e maçaricos para roubar o dinheiro estocado nas máquinas.

As duas instituições financeiras afirmaram, por meio de nota, que o volume de redução irá variar a cada caixa eletrônico, levando em consideração o histórico de movimento nos horários de risco, a localização e o número de ações criminosas. Segundo o BB, nas praças consideradas críticas, a redução média de cédulas será de cerca de 70%.

O Bradesco não informou quanto, em média, pretende tirar dos caixas. As duas instituições asseguram que não deverá faltar dinheiro aos clientes. O BB informa que também expandiu a quantidade de caixas eletrônicos e agências monitorados 24 horas, remotamente, por centrais de segurança espalhadas no país, que possuem a capacidade de acionamento direto da polícia, no momento da ação criminosa.

Este ano, o Sindicato dos Bancários da Bahia já registrou 38 ocorrências de assaltos a banco ou caixas eletrônicos, ante 56 registrados no mesmo período do ano passado. O delegado Daniel Pinheiro, do Grupo Avançado de Repressão a Crimes contra Instituições Financeiras (Gacif) acredita que esse número pode baixar muito mais quando o ataque a caixas eletrônicos deixar de ser rentável aos criminosos. “Enfim, atenderam uma recomendação antiga nossa. Com pouca quantia não compensa. Se tiver R$ 50 mil, pra dez pessoas, fica R$ 5 mil para cada um, não compensa”, afirmou.

Os comentários estão encerrados.