O que ler nas férias…

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 27 dez 2009

…no carro, no avião, no ônibus, no navio

DANUZA LEÃO
COLUNISTA DA FOLHA

NO CARRO
200 Crônicas Escolhidas
de Rubem Braga, ed. Record Adoro reler livros que me deram muito prazer, e as crônicas de Rubem [1913-90] são preciosas em sua comovente simplicidade. Era um autor -e um homem- de rara sensibilidade.

NO ÔNIBUS
A Morte do Gourmet
de Muriel Barbery, tradução de Rosa Freire d’Aguiar. Companhia das Letras Um crítico de gastronomia que, na hora da morte, lembra dos sabores mais deliciosos e que mais o marcaram. Uma boa ideia, alegre, saborosa e prazerosa, a ser copiada.

NUM NAVIO
Antologia Poética
de João Cabral de Melo Neto, ed. José Olympio
Ficções do Interlúdio
de Fernando Pessoa, Companhia das Letras No mundo atual, nosso único refúgio é a poesia. A “Antologia Poética” de João Cabral de Melo Neto e as “Ficções do Interlúdio” podem nos fazer esquecer esse insensato mundo.

EM PARIS
Sagan à Toute Allure [Sagan a Toda Velocidade] de Marie-Dominique Lelièvre, ed. Denoël (França) Para entrar no clima de Saint-Germain -e nada é mais a cara do “quartier” que eu tanto amo do que Sagan.

NO AVIÃO
Le Petit Prince
[O Pequeno Príncipe] de Antoine de Saint-Exupéry, Gallimard (França) Em francês, porque a palavra “apprivoiser” [cativar, domesticar, familiarizar etc.] nunca foi nem poderá ser traduzida com precisão em nenhuma língua. É um livro delicado e poético, como tudo o que escreveu Saint-Exupéry.
DANUZA LEÃO é autora do livro “De Malas Prontas” (Companhia das Letras).

Escreva um Comentário

Faça o login para publicar um comentário.