Ocupação da Serra do Piripiri pelos índios continua sem solução

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 09 jan 2015

Tags:, , , ,

por Mateus Novais
foto: arquivo BRG

DSC_0851A reunião entre os autoafirmados índios e a Prefeitura Municipal terminou sem um acordo para a desocupação da região do Cristo, localizada na Reserva Ambiental da Serra do Piripiri. Os ocupantes reclamam uma terra onde teriam vivido seus ancestrais e que afirmam estar abandonada pela prefeitura do município.

Em nota divulgada pelo site Bahia Notícias, o secretário de Administração, Gildásio Silveira, afirmou que foi proposta uma nova área para o grupo. Mas, “eles não aceitaram o acordo de oferecer uma nova área”, disse o secretário. “A gente quer um local que os turistas tenham acesso, por causa do nosso artesanato”, rebateu o Cacique Idalécio (Catitu), da tribo dos emborés. O encontro contou com a participação do advogado e historiador Ruy Medeiros, que, segundo os índios, estão os instruindo.

Ainda de acordo com o comunicado, a Prefeitura solicitou que os ocupantes apresentem um documento emitido pela Funai para comprovação de sua identidade indígena, além de formalizar a intenção do movimento perante a Administração Municipal.

Enquanto isso não acontece, os índios prometem continuar no local. “A gente vai continuar lá e chamar os parentes [outros índios] do resto da Bahia para apoiar, porque quem apóia índio é índio”, finalizou o Cacique Catitu.

Os comentários estão encerrados.