Operação Dia das Crianças é realizada pelo Ibametro para fiscalizar qualidade de brinquedos

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Geral | Data: 03 out 2019

Tags:, ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner_oeste_park.gif

Durante a primeira quinzena de outubro, será realizada em diversas cidades da Bahia, a Operação Dia das Crianças. Deflagrada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade, órgão delegado do Ibametro, a ação visa ampliar a fiscalização de brinquedos e outros produtos de uso infantil.

O objetivo do Ibametro é remover do mercado, os itens que não estejam de acordo com a legislação metrológica em vigor e que possam causar acidentes de consumo nas crianças. Entre eles estão: ingestão de peças pequenas, cortes e machucados.Entre os itens que serão fiscalizados, estão brinquedos diversos, bicicletas de uso infantil, berços infantis, carrinhos para criança e dispositivos de retenção para criança utilizados para segurança das mesmas no transporte em veículos.

No Brasil, a certificação de brinquedos é obrigatória, independente de ser nacional ou importado, os itens para crianças com até 14 anos deve conter o Selo de Identificação da Conformidade. Este selo afirma que o produto passou por ensaios de segurança, exigidos pelo regulamento. Nele deve conter informações, como a faixa etária, alerta sobre composição e riscos como partes que pequenas que podem ser engolidas e bordas cortantes.

Os comentários estão encerrados.