Operação Lateronis: PF prende assessor de deputado federal e ex-prefeito de Ribeirão do Largo

0

Publicado por Editor | Colocado em Polícia | Data: 23 nov 2017

Tags:,

Da Redação
foto: Rafael Gusmão


Durante a coletiva de imprensa concedida nesta quinta (23), a Polícia Federal informou que um assessor de deputado federal e um ex-prefeito de Ribeirão do Largo foram presos na Operação Lateronis. Até o momento, os dois não tiveram a identidade revelada.

Segundo o delegado federal Rodrigo Kolbe, também houve prisões de ex-secretários, ex-vereadores, ex-presidentes de Câmara de Vereadores, ex-assessores de vereadores e servidores públicos. Outros dois ex-prefeitos de municípios da região Sudoeste são investigados e serão ouvidos pela PF a partir de segunda-feira.

De acordo com a PF, cerca de R$ 45 milhões foram desviados. Parte dos valores recebidos pelas cooperativas era repassado para servidores públicos, que corrompiam agentes públicos para fraudar licitações na área de transporte, principalmente transporte escolar, e até para influenciar decisões dos governo.

De acordo com as investigações, o grupo usava a verba desviada também para financiar campanhas políticas como forma de se manterem dominantes no poder. O grupo escolhia, por exemplo, quem seriam os candidatos, e até quem seriam os secretários nomeados pelos prefeitos nos municípios em que o grupo atuava.

Até mesmo a aprovação das contas do município pelas câmaras municipais era decidida pelo grupo. Uma espécie de atuação paralela que influenciava decisões públicas a favor de interesses ligados ao esquema criminoso. Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e fraude à licitação.

Os comentários estão encerrados.