Outubro Rosa: ações de prevenção ao câncer são realizadas em Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Saúde, Vit. da Conquista | Data: 03 out 2019

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner_oeste_park.gif

Fonte:Secom/PMVC

Este mês é dedicado a campanha do Outubro Rosa, movimento de adesão mundial que visa estimular a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce. Em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde participa da campanha durante todo o mês de outubro, promovendo ações de prevenção e rastreamento nas unidades de Atenção Básica da zona urbana e rural.

Ao todo, serão realizadas atividades em 39 unidades básicas de saúde do município. O pontapé inicial da campanha acontece no próximo sábado (5) com o “Dia D” nas Unidades do Régis Pacheco, São Vicente – CAE II, Miro Cairo, Conveima, Recanto das Águas e Pradoso.

Até o dia 30 de outubro, serão realizados “Dias D”, sempre pela manhã, com exame preventivo, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias, palestras sobre prevenção do câncer de mama e de colo do útero, rodas de conversa, consultas médicas, vacinação, consultas odontológicas, avaliação nutricional, atividades estéticas, testes rápidos para diagnóstico da sífilis, HIV e hepatites.

Confira a programação:

Saiba mais – De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, foram registrados 59.700 novos casos de câncer de mama feminino e 16.370 novos casos de câncer do colo do útero, respectivamente, são a segunda e a quarta causas de morte por neoplasias malignas mais comuns por câncer na população feminina no Brasil.

O diagnóstico do câncer de mama pode ser realizado por meio de exame clínico das mamas e mamografia. Enquanto que o câncer do colo do útero, causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), pode ser detectado nos exames pélvico e preventivo, também conhecido como Papanicolau. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. A prevenção continua sendo o maior aliado nessa luta.

Programação Outubro Rosa – “Dias D” de campanha nas unidades:

05/10: Miro Cairo, Pradoso, UBS Régis Pacheco, UBS CAE II, Conveima e Recanto das Águas;

17/10: Bate Pé;

19/10: Inhobim, Capinal e UBS João Melo;

20/10: Simão e Nestor Guimaraes;

26/10: UBS Hugo de Castro, Patagônia, Lagoa das Flores II, São Joaquim, Aparecida, Limeira, UBS Panorama, Iguá, Lagoa Formosa, São Sebastião (caldeirão), Bruno Bacelar, Vila Serrana, URBIS VI, URBIS V, UBS Ademário, Solange Hortélio, Dantelândia, Lagoa das Flores I, Veredinha, Cercadinho, Jardim Valéria, Nelson Barros/Cidade Modelo, UBS Vila América, Pedrinhas, Roseira e São João da Vitória;

30/10: Nova Cidade.

Os comentários estão encerrados.