Ovos de Páscoa têm número igual e peso diferente, diz ProTeste

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 27 mar 2010

Folhapress

Levantamento da ProTeste mostra que, ao comprar ovos de Páscoa, o consumidor precisa estar atento até com a numeração de uma mesma marca, que pode ter pesos diferentes.

A pesquisa revela, por exemplo, que ovo Batom Chocolate ao Leite e Chocolate Branco número 15, da Garoto, tem 150 g. Já o Opereta Chocolate Branco com Castanha de Caju, também número 15 e da mesma empresa, tem 240 g. O primeiro, que tem mais chocolate, custa mais caro –R$ 23,99 ante R$ 16,99 do segundo.

A diferença de quantidade também ocorre com os ovos Spiderman, de 170 g, e Sonho de Valsa Meio a Meio, de 270 g, ambos da Lacta e número 15.

Segundo a pesquisadora de alimentos da ProTeste, Fernanda Ribeiro, os brindes estão entre os responsáveis por isso. “Os produtos com menos chocolate às vezes têm um preço elevado em relação a ovos do mesmo número porque têm o atrativo do brinde”, afirma.

Se o objetivo for comprar um ovo para obter o brinde, deve-se então olhar se há selo do Inmetro e a informação da faixa etária que pode usá-lo. Isso pode evitar que crianças se acidentem com o brinquedo.

O levantamento referente a preços e outras características dos ovos foi feito pela ProTeste em oito municípios paulistas.

Quem também alerta para cuidados ao comprar um ovo é Valéria Rodrigues, do Procon. Ela afirma que é preciso observar se o produto está bem armazenado, em local fresco, e se a embalagem não está violada.

Deve-se também estar atento à data de validade e ao estado do chocolate. Caso esteja esbranquiçado, pode significar que o produto chegou a derreter e foi resfriado posteriormente. Nesse caso, pode ser trocado.

Os comentários estão encerrados.