Parte do esgoto de Conquista começa a ser tratado na nova estação

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde, Vit. da Conquista | Data: 10 maio 2013

Tags:,

da Redação

DAFA 02Por meio da assessoria de comunicação, a Embasa divulgou que a primeira carga de esgoto já começou a chegar à nova Estação de Tratamento (ETE) de Vitória da Conquista, na tarde da última terça (7), dando inicio à segunda etapa dos testes operacionais nesse equipamento do sistema de esgotamento sanitário da cidade e ao processo de desativação gradual da Estação de Tratamento localizada na área urbana, conhecida popularmente como ‘Pinicão’. A nova ETE está recebendo 177 litros de dejetos por segundo, vazão que representa um terço da sua capacidade total de tratamento.

O empreendimento é considerado o maior da Bahia e está entre os maiores do Nordeste com a capacidade para tratar 533 litros por segundo pelo método de lodo ativado, processo mais eficiente na eliminação da carga orgânica e dos odores, e que está adaptada à realidade climática da cidade. Nesta primeira etapa, a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Vitória da Conquista recebeu investimentos de R$ 116 milhões e contemplará 26 bairros, onde habitam aproximadamente 85 mil pessoas, que passarão a contar com o serviço de coleta e tratamento de esgoto.

Com a conclusão desta etapa, o índice de atendimento chegará a 85% das áreas ocupadas na sede municipal de Vitória da Conquista. O sistema possui sete novas estações elevatórias interligadas a sete novas subestações de energia elétrica, 300 km de rede coletora somados aos 350 km já existentes, 15 km de interceptores (rede de diâmetro maior), oito quilômetros de linha de recalque, além de 120 km de ramais prediais e uma estação de tratamento. Já a nova ETE foi construída numa área de 19 hectares e está equipada por oito digestores anaeróbios de fluxo ascendentes (dafas), dois tanques de aeração, quatro decantadores, dois adensadores de lodo, uma centrífuga, uma elevatória de lodo e uma elevatória de efluente de lodo ativo.

O novo sistema trará mais saúde e qualidade de vida para os moradores de Vitória da Conquista que passarão a contar com uma das melhores coberturas de atendimento do país. Está previsto, ainda, o investimento de mais R$ 24 milhões para garantir a cobertura integral da área urbana do município. Fonte: Assessoria de Comunicação Embasa

Os comentários estão encerrados.