Pedido de interdição no Presídio Nilton Gonçalves será protocolado na tarde de hoje

0

Publicado por Editor | Colocado em Segurança, Vit. da Conquista | Data: 19 nov 2013

Tags:, ,

por Paulo Anderson Rocha

Presidio-Nilton-GonçalvesNa tarde de hoje (19), às 14h30, a Defensoria Pública de Vitória da Conquista protocola a ação civil pública que pede a interdição do Módulo 1 do presídio Nilton Gonçalves. De acordo com o defensor público Marco Aurélio, o motivo da ação é a grave situação em que se encontra a unidade prisional, sem condições de funcionamento.

Além da interdição do Módulo 1, estão sendo cobradas melhorias no saneamento e na segurança da unidade e, também, a instalação de câmeras e melhoria da iluminação, além da reconstrução dos demais módulos.

joir salaProcurado por Mônica Cajaíba, o diretor adjunto do Presídio, Joir Sala, embora concorde com a ação da Defensoria e endosse a necessidade de investimento e melhorias na unidade prisional, vê com preocupação a possibilidade de interdição. Segundo ele, não há espaço nos módulos 2 e 3 para receber os detentos do módulo alvo da ação, que devem ser transferidos para outras cidades. Sala diz que, com a transferência, os processos serão dificultados, pois “será difícil cumprir todas as audiências dentro do prazo”.

Ele lembra também a situação das famílias, que, na maioria, “são pessoas de poder aquisitivo baixo e não terão como visitar os parentes presos que estarão distantes”.

Os comentários estão encerrados.