Pela 1ª vez, Centro de Cultura de Conquista celebra o Dia Internacional da Animação

0

Publicado por Editor | Colocado em Cultura, Vit. da Conquista | Data: 24 out 2012

da Redação

Desde 2003, o Brasil realiza evento comemorativo ao Dia Internacional da Animação (DIA), sessão gratuita de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. Somente agora, em 2012, em articulação com Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Vitória da Conquista receberá o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica.

O DIA ocorrerá, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, nos dias 12 a 14 de novembro, em quatro momentos distintos:

*10h, filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual;

*11h, filmes com legendagem para deficientes auditivos;

*15h, Mostra Infantil (classificação livre);

*19h30, Mostra Nacional e Internacional para maiores de 14 anos.

Este ano pela primeira vez a Mostra Nacional terá audiodescrição e legendagem em closed caption, possibilitando o acesso de pessoas com deficiência visual, síndrome de down, autismo e pessoas com deficiência auditiva à Mostra Oficial do evento. Para isso, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima contará com a participação dos alunos e funcionários da Associação Conquistense de Integração do Deficiente (ACIDE) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Participe! Traga seus amigos, o pessoal de sua escola e toda sua família para este momento que é referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.

Histórico do Evento

A partir da iniciativa da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o Dia Internacional da Animação começou a ser realizado no Brasil em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo. À ocasião, a ABCA realizou uma exposição de Traquitanas de Animação antigas, um show de sombras e bonecos recriando as primeiras apresentações de animação no mundo e a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores de todo o Brasil. Já em 2005, a data foi comemorada com uma exibição simultânea em cinco capitais brasileiras, em 2006 chegou a 19 cidades, em 2007, 50 municípios brasileiros participaram do evento, abrangendo todas as regiões do país. No ano de 2008, contou com a participação de 150 cidades, conquistando todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. De 2009 a 2012 o evento passou a ser realizado em mais de 200 cidades brasileiras. O Dia Internacional da Animação é o resultado de um trabalho intenso de milhares de pessoas envolvidas na produção do evento nacionalmente. E, a partir de agora, ele é parte integrante das novas atividades do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

O evento no mundo

Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação! Foi nesta data que, em 1892 que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2012 o Dia Internacional da Animação está em sua 11ª edição sendo realizado em 30 países.

Os comentários estão encerrados.