Permissão prévia para cidadãos cubanos sair do país vai acabar no início de 2013

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Cultura, Política, Sudoeste | Data: 16 out 2012

Tags:, , , ,

Da Redação

A ativista cubana que luta a favor da liberdade de expressão em seu país, Yoani Sanchez, se entusiasmou com a decisão, e por SMS já articula visita impedida pelo governo cubano no início de 2012 à cidade de Jequié, na Bahia.

Hoje pela manhã o documentarista jequieense, Dado Galvão, recebeu uma mensagem de celular da jornalista cubana, Yoani Sanchez, comemorando o fim da permissão de saída que o governo cubano exige para que seus cidadãos possam sair do país. “El gobierno cubano anuncia El findel llamado permisso de salida a partir Del 13 d enero de 2013. Ya tengo La maleta preparada para hacer ese viaje que me han negado tantas veces!!! Abrazos”  (Yoani Sanchez, por SMS)

A lei existente em Cuba desde o início do governo Castro em 1960 já está com seus dias contados, a partir do dia 13 de janeiro de 2013, ela deixará de valer. De imediato Yoani celebrou com entusiasmo a notícia, já que por cerca de 20 vezes a jornalista que é uma ativista renomada mundialmente por defender a democracia tentou sair de seu país de origem, mas não conseguiu, uma vez que o governo Fidel Castro a considera uma ameaça a ordem pública, por isso sempre a manteve como uma espécie de sua prisioneira.

No início deste ano a ativista foi convidada pelo documentarista de Jequié para o lançamento do documentário “Conexão Cuba Honduras”, o governo brasileiro chegou a autorizar a entrada da cubana no Brasil, no entanto, mais uma vez o governo cubano negou a permissão de saída de Yoani. Na época o caso tomou repercussão mundial. Agora os amigos já planejam um relançamento do documentário com a presença de todos os envolvidos. “Recebi hoje (16/10) pela manhã, SMS de Yoani no aparelho celular da minha mãe, agora vamos articular a viagem de Yoani ao Brasil (14/01/2013), para a 2ª Exibição Pública de Conexão Cuba>Honduras” (publicação de Dado Galvão em seu blog hoje pela manhã).

Os comentários estão encerrados.