Polícia Federal realiza operação em Livramento, Paramirim e outras 23 cidades baianas

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Sudoeste | Data: 13 jul 2015

Tags:, , , ,

por Mateus Novais

policia-federal-97Foto: Fabiano Neves / Destaque Bahia

A Polícia Federal cumpriu mandados judiciais na cidade de Paramirim e Livramento de Nossa Senhora, na manhã desta segunda-feira (13). A acusação é que uma quadrilha forjava licitações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com a cumplicidade de agentes públicos que recebiam propina. O rombo seria de mais de R$ 57 milhões.

Foram expedidos 96 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, com participação de cerca de 450 policiais federais. Os policiais estiveram na secretaria de educação dos municípios. Foram apreendidos computadores em repartições publicas da cidade, entre elas prefeitura e câmara de vereadores.

Ao todo, 25 cidades do estado são investigadas pela operação Águia de Haia, que foi deflagrada na intenção de desarticular a organização criminosa. De acordo com a PF, os criminosos atuam pelo menos desde 2009. Os crimes teriam começado no estado de São Paulo. Depois, teriam se deslocado para Minas Gerais e, em 2010, se estabelecido na Bahia.

As cidades alvo de mandados de busca e apreensão na Operação são: Salvador, Camaçari (no distrito de Guarajuba), São Domingos, Ruy Barbosa, Água Fria, Capela do Alto Alegre, Mairi, Feira de Santana, Buerarema, Ilhéus, Itabuna, Camamu, Una, Ibirapitanga, Camacan, Mirangaba, Uauá, Teixeira de Freitas, Paramirim, Livramento, Cotegipe, Nova Soure, Itapicuru, Cipó e Ribeira do Pombal. A polícia federal se recusou a dizer quais dessas cidades tinham irregularidades, para não prejudicar as investigações.

Os comentários estão encerrados.