Ponto digital será instalado nas unidades de saúde da Bahia; falta de servidores passa dos 25%

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde | Data: 23 jan 2013

Tags:, , ,

por Mateus Novais

image_previewDe acordo com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a partir de fevereiro será instalado, em todas as unidades de saúde, o ponto digital. Por meio do equipamento, vai ser possível aperfeiçoar as escalas e verificar com mais facilidade a presença do funcionário, inclusive médicos.

Quando constatadas as faltas, o hospital recebe uma notificação da Sesab para que os servidores justifiquem suas ausências. A coordenadora de Fiscalização da Corregedoria Geral, Elaine Silveira, explicou que os relatórios feitos pela equipe são entregues às unidades hospitalares para que os funcionários expliquem o motivo da ausência. Se a justificativa não for comprovada ou se for provado abandono das funções, o servidor estará sujeito às penalidades estabelecidas, que implicam em perda financeira, sindicância e outras punições.

Desde o início deste ano, o secretário da Saúde tem realizado, em parceria com a Secretaria de Administração da Bahia (Saeb) e Procuradoria-Geral do Estado, fiscalização surpresa para verificar o cumprimento de plantões e escalas nas unidades de saúde.

Segundo Solla, o índice de absenteísmo nos hospitais terceirizados é de 3 a 5%, enquanto nas unidades de gestão direta da Sesab a média de faltas é de 25% a 30% dos servidores.

Os comentários estão encerrados.