População conquistense deve ligar para o Controle de Endemias em caso de aparecimento de escorpiões

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde | Data: 10 jan 2017

Tags:, , ,

Da Redação

88 ligações, relatando casos de aparecimentos de escorpiões em residências de Vitória da Conquista, foram registradas no ano de 2016. De acordo com informações do setor de Controle de Endemias, ligado a Secretaria de Saúde do município, o bairros Brasil, com 40 residências visitadas, e o bairro Ibirapuera, com 17 casas, foram os que constaram mais notificações de infestações do animal peçonhento.

No ano anterior, 2015, foram contabilizados 57 ocorrências do tipo, sem nenhuma morte registrada por ataque de escorpião.

A equipe do Controle de Endemias tem feitos vistorias em casas de moradores que notificam o surgimento de escorpiões, além de realizar visitas de orientação para alertar e prevenir a população conquistense. Mas a prefeitura afirma que a situação não é grave, apesar do aumento no número de ocorrências. “Está sob controle, mas a gente tem que estar sempre alerta, porque as temperaturas altas fazem com que o escorpião procure abrigo na área urbana. E a gente percebe que, nos últimos anos, as temperaturas têm subido cada vez mais”, explica diretora municipal de Vigilância em Saúde, Ramona Cerqueira.

As principais causas do aparecimento de escorpiões nas áreas urbanas é o desmatamento nas áreas rurais. Além disso, durante o dia os bichos procuram abrigo embaixo de pedras, entulhos, montes de madeira ou de lenha. É a noite que eles saem a procura de alimento, como baratas, aranhas e grilos.

É importante que a população mantenha a Secretaria Municipal de Saúde informada sobre casos de aparecimento de escorpiões, mesmo que não tenha ocorrência de picadas. O contato pode ser feito por meio do número (77) 3429-7421. Com a autorização do proprietário da residência, uma equipe será encaminhada para realizar uma vistoria no local.

Em casos de picadas, a pessoa deve ser encaminhada rapidamente a um hospital. Em Vitória da Conquista, o soro antiescorpiônico e o antiaracnídico, são disponibilizados no Hospital Geral de Vitória da Conquista, que é referência nessa área.

Os comentários estão encerrados.