População de animais de rua ultrapassa os 7 mil, em Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 09 jun 2016

Tags:, , , ,

por Mateus Novais

IMG_2306Cães abandonados bebem água no chafariz da Av. Olívia Flores. Foto: Célio Brito

O número de animais abandonados de Vitória da Conquista é alarmante. Estima-se que mais de 11% dos cães e gatos existentes no município estão nas ruas. No município, não há políticas públicas efetivas de controle destes animais que ficam a mercê da sorte.

Cenas como a da foto que ilustra esta matéria é comum em Conquista. A cidade, de acordo com informações da Prefeitura Municipal, tem 62.256 animais, sendo 51.030 cães e 11.226 gatos. Mas estes dados não contemplam outro número preocupante. Segundo ONGs de defesa dos animais, a quantidade de cães e gatos soltos nas ruas chegam a ultrapassar os 7 mil.

O principal pleito destes grupos de proteção aos bichos é a construção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Segundo o vereador e defensor dos animais, Sidney Oliveira, o desejo é antigo, mas enfrenta muitas dificuldades. “Já temos o terreno, mas ainda falta muitos trâmites, falta um longo caminho a percorrer”, diz Sidney.

O Centro de Zoonoses trabalha no controle de doenças transmitidas por animais. A principal delas é a raiva, doença comum entre os animais abandonados, e que pode causar a morte de seres humanos.

Os comentários estão encerrados.