Cartórios no Fórum: “população vem sendo prejudicada”, acusa vereador

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 08 abr 2015

Tags:, , , ,

por Mateus Novais
foto: arquivo BRG

Forum-BBA prestação de serviço dos Cartórios Extrajudiciais de Vitória da Conquista será tema de discussão na Câmara Municipal, na manhã da próxima sexta-feira (10). Muitas pessoas reclamam da falta de qualidade do atendimento prestado nesses cartórios, ainda não privatizados, e apontam a venda de senhas para os serviços.

Segundo o vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), solicitante da audiência, “a população vem sendo prejudicada ao precisar pegar longas filas para realizar serviços básicos nos cartórios. Tendo que chegar muito cedo para conseguir garantir a realização do serviço”. Por conta disso, criou-se um mercado ilegal de vendas de senhas. Pessoas dormem na porta do Fórum João Mangabeira para conseguir as poucas senhas oferecidas e acabam negociando o direito ao atendimento para quem chega mais tarde.

Para o parlamentar, a culpa é do Tribunal de Justiça da Bahia e acaba recaindo sobre os serventuários. “Eles não têm culpa nesse caso, mas sim o Tribunal de Justiça da Bahia, que não oferece condições de atendimento, nem trabalha no sentido de agilizar a privatização dos cartórios”.

Os cartórios extrajudiciais realizam os serviços de emissão de certidão de óbito, certidão de nascimento, habilitação de casamento, registro e alteração de associações e de condomínios, registro e alteração em matriculas de imóveis e certidões de inteiro teor.

Os comentários estão encerrados.