Portadores de HIV e aids passam a contar com novo tratamento para combater a doença

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 05 jul 2014

Tags:, ,

por Mateus Novais

cms-image-000352364Os portadores de HIV e Aids já podem contar com um tratamento mais moderno para combater a doença. Conhecido como 3 em 1, o novo tratamento é gratuito e virá em  um único comprimido com doses de Tenofovir, Lamivudina e Efavirenz.

O diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita, explicou que o novo tratamento será distribuído inicialmente para os estados do Rio Grande do Sul e Amazonas. “O 3 em 1 era um tratamento esperado já alguns anos e que finalmente a gente consegue colocar em campo nesse momento para o Amazonas e Rio Grande do Sul que são estados prioritários do ponto de vista do impacto que nós precisamos dar naquelas epidemias que estão numa situação mais delicada do que no resto do Brasil. Vai ter impacto na mortalidade, vai ter impacto na morbidade, e vai ter impacto na prevenção. Então é uma grande aquisição para o Brasil.”

O novo tratamento vai ser distribuído para os outros estados a partir do segundo semestre deste ano. Atualmente, esses medicamentos são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde e consumidos separadamente.

Os comentários estão encerrados.