Portugal convida Sobral a participar de projeto internacional de Ciências

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil, Educação | Data: 26 fev 2019

Tags:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-candeias-premium.gif

da Redação

A cidade de Sobral (CE), foi convidada a participar de um projeto internacional de Ciências em Portugal.

A cidade cearense é na atualidade a capital nacional do ensino fundamental. Em 1º lugar no Brasil, Sobral alcançou média de 9,1 no Ideb.

A Fundação Lemann assim descobriu Sobral como a cidade que possui métodos revolucionários na Educação capaz de iniciar uma grande transformação no Brasil.

Vitória da Conquista foi convidada, e aceitou o projeto pedagógico da cidade cearense que vem sendo implantado no município. O trabalho vem sendo coordenado por Veveu Arruda, ex-prefeito do PT de Sobral.

Harvard/EUA

O modelo educacional de Sobral foi tema do painel “Educação pelo Brasil”, apresentado pelo ex-prefeito Veveu Arruda na Brazil Conference 2017. O evento, promovido pela Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusett (MIT), aconteceu em Cambridge (MA), nos dias 7 e 8 de abril daquele ano.

A Prefeitura de Vitória da Conquista convidou Veveu a participar da Jornada Pedagógica deste ano de 2019.

Veja abaixo matéria da Secom da Prefeitura de Sobral:

(…) As escolas municipais de Sobral foram convidados pela associação científica “Ciência Viva” de Portugal para participar, juntamente com escolas portuguesas e de São Tomé e Príncipe de um projeto educativo em comemoração pelo centenário do eclipse de 1919. Com o eclipse total do sol, observado em Sobral e na Ilha do Príncipe, foi confirmada a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, que previa a curvatura dos raios luminosos das estrelas, provocada pela deformação do espaço à volta do Sol.

As inscrições seguem até o dia 15 de fevereiro e as equipes devem ser compostas por até três estudantes e um professor e deverão desenvolver trabalhos abordando os eventos históricos ligados à expedição científica a Sobral, a ciência nela envolvida, atividades experimentais ou a divulgação à comunidade.

De acordo com a modalidade de ensino, os alunos com os trabalhos mais significativos serão convidados a participar virtual ou presencialmente nas sessões em Sobral (Brasil), São Tomé e Príncipe ou mesmo no encontro de Ciência 2019 em Lisboa, Portugal.

Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica é uma associação científica, sem fins lucrativos, sediada em Lisboa-Portugal, que tem como objetivo difundir a cultura científica e tecnológica, apoiando o ensino experimental das ciências e à promoção da educação científica nas escolas.



Os comentários estão encerrados.