Prazo para implantar placa modelo Mercosul é adiado para janeiro de 2020

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil, Geral, transporte | Data: 28 jun 2019

Tags:, , ,

Em decisão do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), foi adiado para 31 de janeiro de 2020 a implantação da placa Mercosul em todo o território nacional. A nova data foi definida na Resolução 780, publicada hoje (28) no Diário Oficial da União. A data-limite era o próximo domingo (30). O formato já é adotado em sete Estados: no Rio de Janeiro, onde a nova placa estreou, em setembro do ano passado; mais Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O Ministério da Infraestrutura, informou que o adiamento traz consigo regras simplificadas que prometem reduzir os custos das novas placas, como novas normas para credenciamento de estampadores que aumentam a concorrência.

Outra novidade é que não será necessária a troca de placas em transferências de propriedade, como era exigido anteriormente. Agora, o padrão Mercosul só será obrigatório para veículos novos, no caso de veículos em circulação, em mudança de município ou estado, e se as placas forem furtadas ou danificadas.

Os comentários estão encerrados.