Preço de hortifrúti sobe; diversos produtos não estão disponíveis para venda

0

Publicado por Editor | Colocado em Economia | Data: 28 jan 2016

Tags:, , , ,

Da Redação

TOMATE
Na hora de fazer a feira de hortifrúti, o consumidor está sentido no bolso as consequências da seca do último ano. Nos mercados e nas feiras livres, os preços de legumes e frutas, por exemplo, tiveram aumento significativo.

Produtos como banana, tomate e batata, neste mês de janeiro, aumentaram até mais de 50%. A caixa de banana que antes era comprada pelos comerciantes por R$ 70,00, agora está sendo vendida por R$ 80,00 – um aumento de mais de 14%. E, claro, o reajuste é passado para o consumidor.

Isso é reflexo da forte seca que atingiu diversas regiões da Bahia. O fenômeno natural fez com que diversos produtores perdessem suas plantações, deixando os produtos escassos, uma vez que poucos conseguiram vingar suas lavouras. Consequentemente,  diante da escassez, vários alimentos que fazem, diariamente, parte da mesa das pessoas foram reajustados.

No entanto, há uma boa notícia! As chuvas que vem caindo em várias regiões da Bahia neste início de ano estão ajudando a salvar diversas lavouras e aumentar a produtividade. Assim, nos próximos meses, a perspectiva é que o preço de hortifrúti tenha uma queda.

Os comentários estão encerrados.