Prefeitura busca equacionar crise no transporte coletivo deixada pelo PT

0

Publicado por Editor | Colocado em transporte, Vit. da Conquista | Data: 09 mar 2018

Tags:, , , ,

da Redação
Com informações e foto da Secom

O Governo Municipal elaborou estudos e traçou alternativas para a oferta de um serviço de qualidade no sistema de transporte coletivo na cidade de Vitória da Conquista.

Na manhã desta quinta-feira (8), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana se reuniu com representantes das empresas do transporte coletivo urbano na cidade para ouvir as demandas dos empresários do setor.

“Durante 20 anos nos governos do PT, 5 empresas faliram e a clandestinidade do transporte cresceu. Não foram capazes de resolver o problema. Os nossos técnicos darão uma resposta rápida a cidade”, garante o prefeito Herzem Gusmão (MDB).

Ônibus/Vans

As empresa Viação Vitória e Cidade Verde reclamam da distribuição de linhas que serão operadas por 80 vans logo após conclusão do processo licitatório.

“Queremos achar um denominador comum, onde todos tenham espaço e possam disputar de forma livre e independente o passageiro. Afinal, o que nos interessa como gestão pública é a  satisfação da comunidade ao ser transportada pelos vários tipos de alternativas, e que ela escolha de forma livre, com conforto e segurança”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Esmeraldino Correia.

O representante da Viação Vitória deixou sua opinião sobre a reunião: “Estamos procurando resolver o sistema de transporte coletivo da cidade, para melhorar o atendimento à população. As ideias foram colocadas na mesa, para que a gente possa trazer um melhor serviço para a cidade”, avaliou Cláudio Vinícius de Andrade, diretor da Viação Vitória.

Já a Cidade Verde representada pelo diretor Roberto Jacomelli Cidade Verde destacou a importância do diálogo: “Esperamos que, a partir dessa reunião, nós possamos avançar, as empresas de transporte coletivo da cidade de Vitória da Conquista com o poder público. E, assim, encontrar mecanismos para que o serviço seja eficiente e eficaz”, afirmou.

Vans

O prefeito Herzem Gusmão (MDB) disse que defende que o sistema não seja desregulamentado, mas dará todo apoio ao sistema de transporte alternativo que será feito por vans: “Conquista não pode ficar apenas com a Cidade Verde e a Viação Vitória.  Feira de Santana tem várias empresas de ônibus e mais vans, moto-táxi, BRT e já prepara implantação do VLT.  Estamos há 20 anos no atraso sem avançar”, disse Herzem.

Pesquisa

O prefeito sempre destaca que os institutos de pesquisa NaFonte e CoMpete atestaram em 2016 – que a população de Vitória da Conquista não aponta o transporte coletivo como problema. Apenas 2% dos entrevistados responderam que sim. Os dados permanecem inalterados. Os números atestam que as vans têm grande parcela de contribuição na satisfação da população com transporte rápido e pontual.

“O nosso Governo vai ampará-los (vanzeiros). A nossa preocupação maior é com a população que necessita de transporte rápido e eficiente. As empresas entenderão que a cidade precisa de mais alternativas de transporte”, disse o prefeito.

Os comentários estão encerrados.