Prefeitura dará início ao programa de despoluição e restauração do Rio Verruga

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Meio Ambiente, Vit. da Conquista | Data: 30 abr 2019

Tags:, , ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-candeias-premium.gif

Da Redação

Fonte: C.Ba

Será iniciado nos próximos dias pela prefeitura de Conquista, o programa de revitalização e restauração do Rio Verruga, que contemplará desde as nascentes no Poço Escuro até o anel viário, trajeto onde o rio encontra-se mais sufocado, considerando todo o afluente até o Rio Pardo, em Itambé.

O Rio que tem sua nascentes na reserva do Poço Escuro, entre os bairros Guarani e Petrópolis, ao longo do tempo foi se deteriorando devido ao crescimento urbano desequilibrado no seu entorno, sofrendo com a devastação da mata ciliar, despejo de esgoto, lixo, águas provindas de chuvas, e a edificação da sua área.

Durante a criação do Parque Ambiental, foram divulgadas informações, que a revitalização do Rio Verruga será executada em três etapas: Da Bartolomeu de Gusmão até as intermediações da Avenida Luís Eduardo Magalhães. De lá, terá continuidade a segunda etapa, onde o trabalho seguirá até Avenida J. Pedral. Nesse trajeto, também serão integrados ao Parque Ambiental o Horto Florestal, o Orquidário Municipal e a área conhecida como “Penicão”, que caso cedida pelo Estado será um Parque com equipamentos de lazer, esporte, cultura, artesanato, locais de piquenique e possivelmente concha acústica.

Ações já foram realizadas nos últimos dois anos, como a limpeza dessas áreas, a manutenção e a retirada de resíduos, ainda o plantio de espécies nativas e frutíferas na área, como também a busca por uma parceria com a Embasa, visando coibir esgotos clandestinos no Rio Verruga. Toda a região do Parque Ambiental, que se inseri o Rio Verruga, terá proteção ambiental, proibindo obras, ocupações, depósito de lixo, abate de plantas e muitas outras medidas de preservação.

Os comentários estão encerrados.