Prefeitura divulga projeto de modernização do terminal da Lauro de Freitas

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 23 jan 2017

Tags:, ,

Da Redação


A prefeitura de Vitória da Conquista divulgou, nesta segunda-feira (23), em seu site oficial, o projeto de modernização do terminal da Lauro de Freitas, centro da cidade, que foi aprovado pela administração municipal. De acordo com os responsáveis pelo projeto, a ação tem como objetivo ara melhorar o trânsito e trazer fluidez, conforto e acessibilidade aos usuários do transporte coletivo. O projeto arquitetônico é de autoria da arquiteta brumadense, Joana Vargas da Secretaria de Infraestrutura Urbana.

Uma das principais mudanças é que e o novo terminal terá quatro vias para corredores de ônibus – uma a mais que as três hoje existentes. Para que isso seja possível, os pontos de parada de ônibus ficarão mais próximos das calçadas laterais, o que alargará o espaço central e permitirá a existência de mais uma via.

Outra medida será a modificação do tipo de estacionamento existente na Rua Francisco Santos. Hoje, os veículos são alinhados ali em ângulo. O projeto estabelece a mudança para o estacionamento em fila indiana, o que fará com que haja um espaço maior na via para a circulação de veículos. Espera-se que essa alteração tenha reflexos positivos também no tráfego pelo terminal, melhorando o fluxo.

A essa maior fluidez, soma-se outra novidade: a retirada da rotatória que está situada no centro do terminal, onde, atualmente, há um sanitário público. De acordo com  projeto, este sanitário será demolido. Outro, mais moderno e cumprindo todas as exigências em matéria de acessibilidade, será construído na parte de baixo, nos fundos do prédio que abriga a equipe de fiscalização.

Para que os pedestres possam circular com maior conforto, os calçadões serão mais largos e também respeitarão as noções de acessibilidade. Além disso, os pontos de ônibus serão reconstruídos com um material mais leve e resistente e terão cobertura mais larga (5,5 m). Isso evitará transtornos aos usuários do transporte coletivo, garantindo-lhes maior proteção em dias de chuva.

Outra característica do projeto, é a previsão de plantio de novas árvores ao longo das vias. Há ainda outros detalhes técnicos menores, que serão ajustados pela equipe nos próximos dias.

Para ter uma ideia de como ficará o terminal de ônibus da Lauro de Freitas após as obras de modernização, assista abaixo a animação feita com base no projeto.

Os comentários estão encerrados.