Prefeitura estuda participação no Programa de Fortalecimento das Corregedorias (Procor)

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 02 jul 2019

Tags:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é PEL-1.gif

da Secom/PMVC (Conteúdo)

A Prefeitura de Vitória da Conquista está em busca de estratégias para ampliar ainda mais as ações da Secretaria Municipal da Transparência e do Controle. Com esse intuito, o secretário da pasta, Diêgo Gomes, está cumprindo agenda em Brasília. Nessa segunda-feira (1º), ele se reuniu com o corregedor-geral da União, Gilberto Waller Júnior.

O secretário municipal de Transparência, Diêgo Gomes, foi recebido pelo corregedor-geral da União, Gilberto Waller Júnior

Durante o encontro, o gestor municipal teve a oportunidade de conhecer o trabalho da Corregedoria, vinculada à Controladoria-Geral da União. Além de apresentar a atuação do órgão, Gilberto Waller Júnior também discutiu a possibilidade de Vitória da Conquista assinar o termo de adesão ao Programa de Fortalecimento das Corregedorias (Procor).

O Programa tem como objetivo apoiar as entidades da União, Estados, Distrito Federal e Municípios na execução de suas atividades correcionais. Para isso, a Corregedoria-Geral da União disponibiliza cursos e treinamentos na área, além de material técnico e sistemas informatizados. Além disso, o ente que adere ao Procor passa a integrar a Rede de Corregedorias, que integra as informações e define estratégias conjuntas de atuação.

A sinalização para a parceria é positiva. “A expectativa é o prefeito Herzem Gusmão assinar o termo de adesão nos próximos dias, reforçando o compromisso de transparência e integridade na gestão municipal”, garante o secretário de Transparência, Diêgo Gomes.

Com isso, Vitória da Conquista deverá ser a primeira cidade do interior do Nordeste a aderir ao Procor. “Mais uma vez, saímos na frente com ações de que buscam proteger o patrimônio público”, completa o secretário.

Exemplo em Transparência – Desde 2017, o Governo Municipal vem desempenhando um trabalho exemplar em termos de transparência. Um dos principais reflexos desse trabalho foi o destaque de Vitória da Conquista como o município mais transparente em termos de gestão pública no Nordeste, sendo a quarta colocada em todo o Brasil. O ranking foi divulgado em 2018 pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

Os comentários estão encerrados.