Prefeitura já investiu R$ 380 mil na área do Cristo e busca restaurar o monumento

0

Publicado por Editor | Colocado em Cultura, Vit. da Conquista | Data: 16 fev 2019

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é PEL-1.gif

Reprodução do site da PMVC

Nos últimos dois anos, cerca de R$ 380 mil foram investidos pela Prefeitura de Vitória da Conquista na revitalização da área em torno do Cristo de Mário Cravo. O Governo Municipal pretende também restaurar o monumento que é um dos cartões postais da cidade.

“A Prefeitura tem um olhar especial para aquela obra de arte que tem uma visão belíssima da cidade e que precisa ser valorizada e visitada”, comentou o prefeito Herzem Gusmão. Entre os serviços já realizados para revitalização da área estão: limpeza da área, recuperação das edificações, pintura geral, reestruturação de toda rede elétrica, instalação de LED para iluminação do Cristo e plantio de grama.

Para restauração da obra instalada, em 1980, no alto da Serra do Periperi, o prefeito Herzem Gusmão se reuniu, na tarde desta quinta-feira (14), com Ivan Cravo, que administra o acervo do pai, Mário Cravo Jr.

Realizado no Gabinete Civil da Prefeitura da Zona Oeste, o encontro foi acompanhado pelo chefe de Gabinete, Marcos Ferreira, e dos secretários municipais de Cultura, Infraestrutura Urbana e Serviços Públicos, respectivamente, Tina Rocha, José Antônio Vieira e José Marques, além da artista plástica Lilian Morais.

Na ocasião, Herzem comentou que em conversa com Raul Ferraz, prefeito responsável pela instalação da obra, foi relatado: “Este Cristo crucificado – dizia Mário Cravo – é para durar 500 anos, mas precisará de manutenção”. Entendendo essa necessidade, desde o início da gestão, o prefeito tem mantido um diálogo com a família Cravo. “Ivan veio com sua equipe técnica e vai fornecer a Prefeitura um orçamento. Com ele em mãos vamos decidir se a Administração vai realizar a obra com recursos próprios ou vai buscar parceiros e patrocinadores para a restauração da obra”.

A pretensão do Governo Municipal é transformar o local em um mirante e isso aos poucos vem acontecendo. A Prefeitura nos dois últimos natais implantou uma árvore natalina, atraindo as pessoas para visitar o local, e tem apoiado o projeto PM no Pôr do Sol, que aos domingos leva lazer e cultura para o maior Cristo Crucificado do mundo, com seus 30 metros de altura, desde a sua base.

“Esse local vai ser o mais importante do Sudoeste Baiano porque esse Cristo é uma das coisas mais importante que o meu pai fez, ele é o maior Cristo Crucificado do mundo. O prefeito tomou a frente para restaurar e vamos fazer da maneira mais rápida”, declarou Ivan Cravo logo depois de examinar de perto a estrutura da obra, juntamente com Lilian e os secretários Tina, José Antônio e José Marques, que fizeram uma visita técnica ao Cristo.

Lá, a restauradora Lilian Morais falou das emoções que essa escultura lhe trás: “Eu tive o prazer de vir na inauguração. Eu tinha 10 anos e me lembro de que minha mãe trouxe eu e duas amigas e nós três viemos de macacão verde. Outra emoção era quando eu vinha de férias pra cá. Até falei para o próprio Mário Cravo que quando via o Cristo, meu coração batia mais forte porque eu sabia que já estava chegando no meu canto. Tenho Conquista como minha cidade e saber que eu vou tocar no Cristo, restaurá-lo, poder vê-lo descer da cruz e subir na cruz, é indescritível essa emoção. É um presente de Deus literalmente”.

Os comentários estão encerrados.