Prefeitura, Ministério do Trabalho e Ifba firmam parceria para implantação do Cidadão Aprendiz

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 23 nov 2017

Tags:, , ,

Da Redação

Foto: Secom PMVC

A partir do ano que vem, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista deverá receber cerca de 50 jovens em seu quadro profissional, por meio do programa Cidadão Aprendiz. O projeto é fruto de uma parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Instituto Federal da Bahia (Ifba).

Conforme a Prefeitura, o Cidadão Aprendiz consiste em um programa de aprendizagem profissional e será implantado no município dentro da modalidade de cotas sociais. Ou seja, irá atender jovens em situação de vulnerabilidade social ou econômica, vinculados a órgãos de acolhimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que não teriam condições de igualdade para concorrer com outros adolescentes em programas de aprendizagem oferecidos em outras modalidades.

Além disso,participam do projeto estabelecimentos que precisam cumprir a cota de aprendizes em seu quadro profissional, mas não possuem condições de fornecer a formação prática adequada. Assim, haverá a possibilidade desses jovens cumprirem a sua formação prática em órgãos públicos.

Os aprendizes terão carteira de trabalho assinada e todos os encargos custeados pelas empresas. A Prefeitura irá entrar com a qualificação prática dos jovens e o Ifba será o responsável pela sua formação teórica, que se dará na área administrativa e de apoio a usuários de informática.

Para o prefeito Herzem Gusmão, fazer parte de uma ação dessa natureza é de grande importância. “A experiência do primeiro emprego é algo que determina o futuro de toda pessoa. E nosso Governo tem a consciência de que essa oportunidade é relegada a muitos jovens, principalmente os que estão em situação de vulnerabilidade social”, afirma. “Vamos dar um novo rumo à vida de nossos jovens, através dessas vagas de trabalho dentro da Prefeitura”, completou.

Os comentários estão encerrados.