Prefeitura nega ter retirado moradores de rua da Avenida Integração

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 05 abr 2016

Tags:, ,

por Mateus Novais

IMG_1513

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social emitiu nota negando que tenha retirado os moradores em situação de rua da calçada da Avenida Integração. “A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que não retira nem obriga qualquer pessoa em situação de rua a se retirar dela. […] Elas saíram por conta própria – algumas voltaram para suas casas e outras para as suas cidades de origem”. Na manhã desta terça-feira (5), o BLOG DA RESENHA GERAL noticiou a saída por conta própria dos moradores de rua após um homicídio ocorrido no domingo (3).

A Secretaria ainda informou que possui, desde 2012, uma rede de atendimento especializado voltado à população em situação de rua, atuando no âmbito da criação de políticas públicas em consonância ao SUAS – Sistema Único de Assistência Social. “A secretaria intensifica a vigilância nos locais com concentração de população em situação de rua, por meio das equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) e Consultório na Rua, em parceria com a Secretaria de Saúde”, diz o comunicado.

Ainda na nota, a secretaria ressaltar que as pessoas são convidadas, mas não são obrigadas a aceitar o encaminhamento. “Em casos de recusa de acolhimento por problemas de saúde física ou mental, os orientadores socioeducativos dos Serviços Especializados de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua acionam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através da Central 192, visando garantir acesso ao socorro, registrando em relatórios todas as providências adotadas”, afirma.

Os comentários estão encerrados.