Prefeitura promove ações de combate à Aids durante o mês de dezembro

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde | Data: 28 nov 2017

Tags:

Da Redação


Na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Combate à Aids. Para lembrar a data e reforçar as ações de prevenção no município, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar a Campanha Municipal de Luta Contra a Aids durante todo o mês de dezembro.

A campanha tem como como objetivo estimular uma rede de solidariedade contra o preconceito que as pessoas com Aids enfrentam e visa atender as metas do Brasil perante a Organização das Nações Unidas (ONU) que estabelecem que 90% de todas as pessoas vivendo com HIV saibam que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebam terapia antirretroviral; e 90% das pessoas recebendo tratamento possuam carga viral indetectável e não possam mais transmitir o vírus.

A campanha vai envolver as unidades de saúde da Atenção Básica, organizações que prestam assistência aos portadores do HIV, instituições de ensino e o conjunto penal de Vitória da Conquista. Ainda neste período, será ampliada a oferta dos testes rápidos ou sorologia para HIV à população.

No dia 1º de dezembro, sexta-feira, será montado um estande em frente ao Caav, onde a população terá acesso a palestras e testes de HIV. Além disso, no mesmo dia, haverá uma mobilização com a ONG Renascer, que oferece abrigo e assistência multidisciplinar aos portadores de HIV; uma blitz educativa na Avenida Lauro de Freitas e em outros pontos da cidade; e uma palestra para o curso de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

As atividades da campanha seguem nos dias 4 e 8, com palestras e testes rápidos de HIV em universidades. De 13 a 15, haverá uma capacitação para médicos, enfermeiros, odontólogos e demais profissionais da Diretoria de Atenção Básica. Nos dias 13 e 14, e 18 e 20, acontecem ações itinerantes no Presídio Nilton Gonçalves e no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, respectivamente. A equipe do Caav participa ainda no dia 15 de dezembro do I Simpósio do II Semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade Maurício de Nassau.

Também como parte da programação, serão realizadas palestra sobre o tema e testagem durante todo o mês em empresas da cidade.

Os comentários estão encerrados.