Portaria protege área verde na Av. Bartolomeu Gusmão

0

Publicado por Editor | Colocado em Meio Ambiente, Vit. da Conquista | Data: 30 out 2017

Tags:,

da Redação

A Secretaria de Infraestrutura divulgou a Portaria nº 007/2017 no dia 26 de outubro, para proteger toda área verde, com início na vegetação existente às margens da Av. Bartolomeu Gusmão, e em toda a extensão da APP – Área de Preservação Permanente do Rio Verruga, em todo o território conquistense.

No dia 26/10, a fiscalização da Prefeitura  fez apreensão de uma máquina que estava devastando a vegetação nas proximidades do leito do Rio Verruga. Os fiscais antes da apreensão do equipamento notificaram um dia antes o operador da máquina, e informou que não havia fornecido alvará para realização de nenhuma obra no local.

Portaria

O art. 1º da Portaria determinou que a liberação dos Alvarás de Construção ou Legalização somente serão autorizados fora dos limites previstos para o projeto de preservação do Vale do Rio Verruga.

Dentro do perímetro urbano da cidade um projeto poderá ser encomendado à equipe do urbanista Jaime Lernner de Curitiba-PR, para implantação da primeira porção do Parque do Rio Verruga. A primeira intervenção terá como referência a área que vai da Av. Bartolomeu Gusmão, até o Horto Florestal, que fica no acesso ao Condomínio Caminho do Parque.

Negociação

O secretário Marcos Ferreira (Gabinete Civil) já está em entendimento com proprietários de áreas às margens do Rio Verruga. Uma reunião será marcada no decorrer desta semana com a presença do prefeito Herzem Gusmão (PMDB). “Tenho conversado com alguns proprietários de terrenos às margens do Rio Verruga e todos estão dispostos a facilitar a implantação do parque naquela área”, disse Herzem.

 

Os comentários estão encerrados.