Prefeitura tenta retirar índios que ocuparam a Serra do Piripiri

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 07 jan 2015

Tags:, , , , , , ,

por Mateus Novais
fotos: Robertos Silva

DSC_0856

A Prefeitura subiu a Serra do Piripiri, junto com a Polícia Militar e seguranças patrimoniais, para tentar retirar os índios que ocupam o local desde o dia 1º deste mês. Uma conversa preliminar entre representantes da administração municipal e os índios definiu as intenções de ambas as partes para um possível acordo de desocupação do espaço público.

O BLOG DA RESENHA GERAL acompanhou o diálogo, que terminou em um acordo de saída dos índios para amanhã (quinta-feira, 8). Um encontro com o prefeito Guilherme Menezes foi definido também para esta quinta, onde será discutida a possibilidade de doação de um território público para a construção de uma aldeia que contemple as três tribos (emborés, pataxós e tupinambás) que estão atualmente na Serra do Piripiri.

DSC_0859Mesmo com o tom amistoso da conversa, não há certeza de uma desocupação imediata. Membros do governo municipal chegaram a declarar que a ação dos índios é apenas uma tentativa de “pressionar” a Prefeitura no processo de reconhecimento das tribos. O documento que provaria a origem deste grupo indígena em terras conquistenses foi considerado, pela Prefeitura, como inválido.

Já os índios afirmam que aquela terra pertence originalmente as suas tribos. “Não queremos conflito, mas muitos dos parentes não estão dispostos a sair daqui. Só depois da conversa com o prefeito, nós vamos decidir se vamos sair ou não”, afirmou o Cacique Catitu, da tribo dos emborés.

Os comentários estão encerrados.