Prefeituras: falta dinheiro para o 13º em 86% dos 417 municípios da Bahia

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Economia | Data: 11 out 2015

Tags:, , ,

da Redação

DinheiroO jornal A Tarde (online) deste domingo (11), estampa manchete dando conta que muitas prefeituras da Bahia estão em dificuldades e o 13º salários dos servidores está ameaçado de não ser pago. A UPB vem liderando movimento em defesa do aumento do repasse do FPM – Fundo de Participação dos Municípios que sofreu redução considerável chegando a 33% a menos. Representa este percentual que as prefeituras deixarão de receber R$ 1 milhão. A presidente da UPB, Maria Quitéria (PSB), da cidade de Cardeal da Silva, disse que sem dinheiro em caixa, pelo menos 86% dos 417 municípios baianos não terão como pagar o 13º salário dos servidores.

Pesquisa parcial da UPB mostra dados desanimadores. Dos 103 prefeitos que já responderam à pesquisa, 71 disseram que não terão verba para pagar o 13º, sendo que apenas 26 que responderam positivamente ao pagamento.que terão. Das 417 cidades somente 6 prefeitos pagaram a primeira parcela do 13º. Outra situação que preocupa a UPB é o fato que 50% dos prefeitos não estão pagando em dia o salário dos servidores e até de terceirizados.

Além da diminuição dos repasses do FPM,  é notório a falta de gestão em muitos casos. A prática política no Brasil, mais acentuada na Bahia em muitos municípios, , é garantir a vitória eleitoral criando secretarias, cargos comissionados e empregando muita gente tornando a folha impagável.

Os comentários estão encerrados.