PRF detalha operação de reintegração que retirou ‘índios’ da Serra do Periperi

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 15 abr 2015

Tags:, , , ,

por Mateus Novais
fotos: Ascom PRF

periperi2

Nessa terça-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Oficiais de Justiça do Tribunal Regional Federal (TRF) executaram ações de reintegração de posse do terreno localizado no Parque da Serra de Periperi. O terreno pertencente à Prefeitura de Vitória da Conquista, área de preservação ambiental, estava ocupado há quatro meses por um grupo autointitulado indígenas.

periperi1A Justiça Federal determinou a reintegração de posse da referida área, cabendo à PRF o apoio para o cumprimento da ação, conforme decisão da 1ª Vara Federal da subseção judiciária de Vitória da Conquista. Com isso, foi desencadeada a Operação conjunta Periperi, em que a PRF utilizou equipes de Choque, Grupo de Policiamento Tático e de Motopoliciamento. Uma das principais atribuições da PRF nesta operação foi garantir a ordem no local, além da integridade física dos Oficiais de Justiça e demais pessoas envolvidas na execução dos trabalhos.

As atividades foram iniciadas por volta de 6 horas. As negociações com o Pajé, que era o representante legal do grupo de 20 pessoas, permaneceram por toda a manhã, quando às 12 horas houve o consenso para a desocupação de forma pacífica. Diante disso, foi solicitado que os veículos de apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, que já estavam à disposição, deslocassem para a desmontagem de cerca de 10 barracos. A ação transcorreu sem conflitos e sem emprego de força, estendendo-se até às 18h30.

Os comentários estão encerrados.