PRF resgata pássaros transportados irregularmente em bagageiro de ônibus na BR 116

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Polícia, Vit. da Conquista | Data: 11 nov 2019

Tags:, ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Via-Bahia.png

Fonte: G1

Policiais Rodoviários Federais resgataram na tarde deste domingo (10), cerca de 36 pássaros silvestres, na BR 116, trecho de Vitória da Conquista. Os pássaros resgatados são da espécie conhecida popularmente por trinca-ferro, papa-capim, cardeal e canário da terra.

Ao abordarem um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) para Buique (PE), os agentes iniciaram os procedimentos de fiscalização no compartimento externo de bagagens, quando avistaram os animais presos em três gaiolas mochilas, em compartimento escuro e sem ventilação, demonstrando total falta de higiene e cuidados.

O responsável pelos animais, um homem de 38 anos, não apresentou nenhuma documentação emitida por órgãos ambientais. Questionado, ele informou que pretendia comercializar os pássaros na cidade pernambucana de Buique. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o passageiro responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

As aves foram encaminhadas ao CETAS na cidade de Vitória da Conquista (BA) para adoção das medidas administrativas pertinentes.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

Os comentários estão encerrados.