Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 14 abr 2015
Tags:cristo, índios, mário cravo, PRF, Serra do Periperi
por Mateus Novais
fotos: Rafael Gusmão
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta terça-feira (14) o processo de reintegração de posse da Serra do Periperi, ocupadas por um grupo autoproclamados índios. O grupo chegou ao local desde o dia 1º de janeiro, com o interesse de fundar uma reserva indígena no local.
A reintegração de posse cumpre um mandado da Justiça, que deu um parecer favorável a uma ação da Prefeitura Municipal. Um ônibus e ambulância foi disponibilizado pela PRF para atender ao grupo.
O BLOG DA RESENHA GERAL tentou ter acesso ao local, mas foi orientado pela PRF a não se aproximar, devido a possibilidade de um conflito.
Histórico
O grupo se instalou no alto da Serra, onde está localizado o Cristo de Mario Cravo. Algumas barracas foram montadas. Os supostos índios afirmavam que estava aguardando outros grupos do sul do estado para iniciar a construção da aldeia.
Uma semana após a ocupação, a Prefeitura subiu a Serra do Piripiri, junto com a Polícia Militar e seguranças patrimoniais, para tentar retirar o grupo. Uma conversa preliminar entre representantes da administração municipal e os supostos índios definiu as intenções de ambas as partes para um possível acordo de desocupação do espaço público. O que acabou não ocorrendo.