Primavera chega com tempo seco, dias longos e noites cada vez mais curtas

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Geral | Data: 23 set 2015

Tags:, ,

por Mateus Novais

Praça-Tancredo-Neves

A primavera começou oficialmente nesta quarta, 23, às 5h21, e a estação será de chuvas atípicas em quase todo o país. O fenômeno do El Niño já está em curso há alguns meses e seus efeitos são notadamente registrados em todo o país, com chuvas acima da média no Sul e Norte e seca no Nordeste. A próxima estação deve seguir essa tendência.

Na Região Sul e na parte sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, como áreas dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a probabilidade é que as chuvas fiquem acima da média. Já nas regiões Norte e Nordeste e a parte norte do Sudeste e Centro-Oeste, como o estado de Goiás, o Distrito Federal e o norte de Minas Gerais, a probabilidade é que as chuvas fiquem abaixo da média.

O início da primavera também é quando ocorre o segundo equinócio do ano: quando o dia e a noite têm a mesma duração. O primeiro equinócio ocorreu no início do outono, em 20 de março. A partir daí, segundo o Observatório Nacional, os dias ficarão cada vez longos e as noites cada vez mais curtas, até a entrada do verão, no dia 22 de dezembro, quando ocorre o solstício de verão, com o maior dia e a menor noite do ano.

Os comentários estão encerrados.