Procuradoria investiga Mais Médicos em Goiás

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 24 fev 2014

Tags:, , ,

Josias de Souza

O Ministério Público Federal abriu, em Goiás, um inquérito para investigar a execução do Mais Médicos. Num instante em que o programa é trombeteado em campanha publicitária como a redenção do setor de saúde, o procurador Ailton Benedito de Souza decidiu apurar suspeitas de irregularidades e omissões. A portaria que instaurou o inquérito, disponível aqui, menciona três problemas que serão objeto da investigação.

1Menos Médicos: Deseja-se apurar a veracidade de notícias sobre a dispensa de médicos que já integravam os quadros funcionais de prefeituras para justificar a requisição de profissionais recrutados pelo Mais Médicos, cujos salários são pagos com verbas federais.

2Abandono de emprego: Vai-se perscrutar as causas e as consequências do abandono dos postos de trabalho por médicos do programa federal.

3Efeito Cuba: O procurador decidiu esclarecer também denúncias de que médicos cubanos estariam sofrendo constrangimentos no exercício do direito de se locomover livremente em território brasileiro.

Ailton de Souza requisitou cópia de inquérito aberto pelo Ministério Público do Trabalho da 10ª Região contra o Mais Médicos. Em ofício endereçado ao Ministério da Saúde, requisitou também: a relação dos municípios goianos que receberam profissionais do Mais Médicos, a lista dos médicos que abandonaram o programa no Estado e a cópia do termo de cooperação firmado com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), a entidade que serve de intermediária para a importaçao dos médicos de Cuba.

Os comentários estão encerrados.