Professor do IFBA de Conquista será premiado na Turquia

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 03 abr 2013

Tags:, , , ,

Por Renata Lacerda

glauber_2Glauber Costa  foi selecionado em 1º lugar para representar o Brasil no “Encontro Mundial de Ensino de Geografia”, que será realizado na Turquia de 23 a 29 de abril deste ano.  O professor leciona no Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, ele participou de uma seleção da AFS Intercultural, uma organização internacional conveniada com o  IFBA.  A AFS ofereceu um prêmio aos professores de geografia e para participar eles deveriam relatar suas experiências no ensino da disciplina no Brasil.

O IFBA apresentou duas práticas, uma delas sobre população e gênero a partir dos cartoons de Mafalda. Os alunos produziram algumas histórias em quadrinhos abordando além de população e gênero, temas como racismo e preconceito entre a população brasileira. A outra prática foi a apresentação da teoria de Milton Santos sobre globalização, através de vídeos abordando esse tema, que foram compartilhados no Instituto e no Youtube.

Na Turquia além de receber a premiação, o docente deve conhecer as escolas de lá, saber como elas tem desenvolvido o ensino de geografia, conhecer as práticas escolares e também aproveitar para conhecer a cidade Istambul.

Para Glauber Costa a premiação antes de ser um reconhecimento pessoal é um reconhecimento do trabalho desenvolvido no IFBA, “… no dia-a-dia do trabalho a existem algumas dificuldades, mas isso vem nos mostrar que é possível transpô-las, esse trabalho local está sendo bem visto pela sociedade. Isso projeta instituição, projeta a geografia, projeta Vitória da Conquista, afinal eu estarei representando o Brasil  e isso impacta”, observa.

Os comentários estão encerrados.