Programa Janela Indiscreta Cine Vídeo comemora 22 anos de existência

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Cultura | Data: 04 dez 2014

Tags:, , , ,

por Mateus Novais

DSC01164Aos 22 anos de existência, comemorados na noite dessa terça-feira, 2, o Programa Janela Indiscreta Cine Vídeo Uesb exibiu o filme que lhe denomina, “Janela Indiscreta”, do diretor Alfred Hitchcock. Ao longo desses anos, o Programa se consolidou como um centro de discussão, curadoria de filmes exponenciais e formação de plateias em Vitória da Conquista e região.

Desde 1992, o programa exibe filmes semanais na Uesb, seguidos de comentários. À prática, a partir de uma série de encontros que o Programa possibilitou, foram se juntando outras ideias e propostas ao longo dos anos. Cinema na Uesb, Cinema Itinerante, Cinema-Educação, Cinema: Eis a Questão, Janela de Cinema Itinerante, O que se aprende com o Cinema, Mostra Cinema Conquista e Mostrinha de Cinema Infantil são ações que exemplificam o modo como o Programa se expandiu.

Como ponto comum das ações que desenvolve, um resultado em particular se apresenta como o grande legado do Janela: a formação de plateia específica, interessada pelo Cinema em sua essência. O terreno pavimentado pelo Janela possibilitou a criação do curso de graduação em Cinema e Audiovisual da Uesb e o desenvolvimento de uma série de pesquisas na área, tanto vinculadas à Universidade quanto externas. “Hoje, Vitória da Conquista existe no mapa do Cinema e do Audiovisual. Existe para o Fórum das Escolas de Cinema no Brasil; existe para os circuitos alternativos de exibição, festivais e mostras. Vitória da Conquista é hoje uma referência no Nordeste e no Brasil para as ações vinculadas ao Cinema”, destaca a professora Milene Gusmão, coordenadora do Programa.

Os comentários estão encerrados.