Projeto que institui o Sistema Municipal de Cultura começa a ser debatido na Câmara

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Cultura | Data: 28 out 2015

Tags:, , ,

por Mateus Novais

IMG_1527foto: divulgação – Ascom Câmara

Membros das secretarias de Cultura do Estadual e Municipal se reuniram com a Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) para discutir o projeto de lei para implantação do Sistema Municipal de Cultura. O encontro ocorreu nessa terça-feira (27) e antecipa a chegada do projeto, que será encaminhado pelo Executivo Municipal, ao Legislativo.

A representante Territorial de Cultura da Secult, Marittza Ribeiro apresentou aos vereadores os principais pontos do projeto. Segundo ela, essa ferramenta segue a mesma configuração do Sistema Único de Saúde (SUS).  “O sistema regula instâncias como o Conselho Municipal de Cultura e a Conferência Municipal de Cultura e ainda prevê a implementação do Plano Municipal de Cultura e o Sistema Municipal de Financiamento à Cultura”, disse Marittiza.

Já o técnico em assuntos culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Gilmar Dantas, informou que o projeto de lei deverá ser entregue em breve à Câmara. “A ideia é discutir previamente o projeto para que, quando ele chegar à Casa, os vereadores já tenham alguma base sobre o tema”, disse Dantas.

Os membros da Comissão sugeriram a realização de um fórum territorial de legisladores, com a intenção de debater o panorama e perspectivas para o segmento cultural, e aproximar os municípios do território Vitória da Conquista. O evento deverá acontecer na Câmara de Vereadores e contará com apresentações de artistas da região.

Os comentários estão encerrados.