Provas do Saeb começam a ser aplicadas em 65 escolas da Rede Municipal

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 22 out 2019

Tags:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é PEL-1.gif

da Secom/PMVC (Conteúdo)

A partir desta terça-feira (22), cerca de 5 mil alunos da Rede Municipal de Ensino farão as provas de Língua Portuguesa e de Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas serão aplicadas até o dia 1º de novembro, em 45 escolas da zona urbana e 20 da zona rural de Vitória da Conquista.

O exame acontece no horário regular das aulas e é dirigido para estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é elevar a nota das séries iniciais de 4,7 (registrada em 2017 e que já foi maior do que a média histórica do município) para 6,0.

São os dados obtidos através do Saeb que definem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “E, a partir do Ideb, são gerados os dados e indicadores que contribuem para direcionar a destinação de recursos e a implementação de políticas educacionais do município”, explicou a coordenadora pedagógica da Rede, Tânia Novais.

Novidades – Neste ano, em caráter amostral, o Saeb aplicará testes de Ciências da Natureza para alunos do 9º ano das escolas municipais Ridalva Correa de Melo, Mozart Tanajura e José Rodrigues do Prado. Além disso, a alfabetização das turmas de 2º ano das escolas municipais Conquista Criança, Gildásio Pereira Castro e Mozart Tanajura, também será avaliada enquanto amostra.

Estas escolas foram definidas em sorteio feito pelo Ministério da Educação (MEC).

Preparação – Para elevar os índices educacionais de Conquista, é que a atual gestão municipal buscou a referência, em gestão educacional, da cidade de Sobral (Ceará). A partir daí, foi montado um plano de ação, que envolveu aulões e simulados com alunos, acompanhamento pedagógico nas escolas e formações continuadas.

Ainda, como forma de reconhecimento pelas práticas pedagógicas exitosas, o Governo Municipal instituiu o Avançar com Mérito, que premia os profissionais das escolas com os melhores resultados no Ideb.

Os comentários estão encerrados.