Rádio Clube de Conquista completa 63 anos

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 17 dez 2015

Tags:,

nov_25_pel_banner_site_resenha_feirao_aquitemnegocio_582x65px_jean

por Mateus Novais

radioclube70s

Um dos principais marcos da história de Vitória da Conquista, a Rádio Clube completa nesta quinta-feira (17) 63 anos de existência. A Emissora foi inaugurada em 1952, quando foi criada a difusora ZYN-25, por iniciativa de Aurelino Ribeiro de Novais (foto abaixo).

download (1)A Rádio Clube foi instalada provisoriamente num prédio do Banco Econômico, mudando-se, posteriormente, para um prédio próprio na Praça Barão do Rio Branco. Era a mesma do Rádio Clube de Conquista, só que não mais uma simples retransmissora, como também uma difusora, sendo a primeira a ter programação local.

Sendo a segunda rádio a ser implantada no interior da Bahia, a emissora marcou a época de ouro do rádio conquistense e se tornou uma autêntica representante da história e vida de Vitória da Conquista.

Inicialmente a programação era construída diariamente, com quase 90% de produção local. Programas como o Dedicatória Musical e o Valores da Terra – um programa de calouros em que se apresentaram artistas como Xangai e Gilberto Gil – compunham um leque diverso e rico em conteúdos.

Conquista4População conquistense faz fila para acompanhar programação da Rádio Clube

Os concursos de reis e rainhas do rádio, além dos concursos de vitrines de lojas e, principalmente, dos programas de auditório, também marcaram a história da Rádio Clube. O programa Alegria dos Bairros, que acontecia toda semana em um bairro diferente, levava cultura e entretenimento para as ruas, com shows de calouros e convidados especiais.

Onde havia uma notícia, lá estava um gravador ou um microfone da Rádio Clube, noticiando a vida cotidiana de Conquista e também fatos marcantes para a cidade, como a inauguração da Rio-Bahia, festa que teve a participação da Caravana de Artistas da Rádio Nacional e do presidente João Goulart.

 

Os comentários estão encerrados.