Rádio Clube de Conquista completa 65 anos

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 17 dez 2017

Tags:, ,

da Redação

A Rádio Clube é um  dos marcos históricos mais importantes de Vitória da Conquista (Herzem Gusmão)

radioclube70s

Um dos principais marcos da história de Vitória da Conquista, a Rádio Clube completa nesta domingo (17), 65 anos de existência. A Emissora foi inaugurada em 17 de dezembro de 1952, quando foi criada a  ZYN-25, por iniciativa de Aurelino Ribeiro de Novais (foto abaixo). Durante muitos anos a emissora funcionou no prédio Casal Julião localizado na Praça Barão do Rio Branco. A outorga foi assinada em 17 de dezembro de 1951 pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra.

A emissora marcou a época de ouro do rádio conquistense e se tornou uma autêntica representante da história e vida de Vitória da Conquista. “A Rádio Clube é um dos marcos mais importantes de Vitória da Conquista”, disse o prefeito sobre a data de hoje.

Inicialmente a programação era construída diariamente, com quase 90% de produção local. Programas como o Dedicatória Musical e o Valores da Terra – um programa de calouros em que se apresentaram artistas como Valdick Soriano , Agnaldo Timóteo e Trio Nordestino.

O primeiro locutor foi o saudoso Hélio Gusmão, e logo na sequência foram oficializados os comunicadores J. Menezes e  Gilson Moura (falecido).

Conquista4População conquistense faz fila para acompanhar programação da Rádio Clube na década de 60

Os concursos de reis e rainhas do rádio, além dos concursos de vitrines de lojas e, principalmente, dos programas de auditório, também marcaram a história da Rádio Clube. O programa Alegria dos Bairros, que acontecia toda semana em um bairro diferente, levava cultura e entretenimento para as ruas, com shows de calouros e convidados especiais.

Onde havia uma notícia, lá estava um gravador ou um microfone da Rádio Clube, noticiando a vida cotidiana de Conquista e também fatos marcantes para a cidade, como a inauguração da Rio-Bahia em 1963. Na festa da inauguração da Br-116 teve a participação da Caravana de Artistas da Rádio Nacional e do presidente João Goulart.

Avanço

Coube as empresárias paria Maria Ozanira (esposa de Aurelino) e a filha Maria Emília Caminha de Castro (falecidas), a nobre missão de avançar modernizando a Rádio Clube. Em setembro de 1980 foi inaugurada a Rádio Clube FM (95,9). Na época foi a 2ª emissora FM (Freqüência Modulada) a ser implantada no interior da Bahia.

Na atualidade a Rádio Clube e comandada por Maria Luíza – filha mais nova do casal Aurelino/Maria Ozanira.

 

Os comentários estão encerrados.