Raudenis, zagueiro central do futebol e da vida

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 11 ago 2016

Tags:, , ,

Por Alberto David

RaudenisO União de Sana, o Grêmio do Sargento Sales, o Vasco, a equipe do Rodoviário, esta, formado por funcionários da empresa Magnesita, a equipe chegou arrasando , ganhando todas , no ataque, um tal de Pelé, Nilo, Chiquinho; chamava minha atenção , o Nilo ; um goleador extraordinário gostava de vê-lo jogar , batiam muito nele, o cara era bom demais ; lembro-me de cabeção o goleiro desta equipe, tenho dúvidas , de quantas taças eles levaram de nós, o Rodoviário jogava como um trator, ou melhor dizendo passava por cima de todas as equipes . Era um cometa! jogavam bonito demais mas o meu time era o Humaitá , na época eu era apenas um garoto e vivi os melhores tempos da minha vida , e do futebol daqui.

O União era um time dirigido pelo velho Sana. Miltinho La Bamba duble de jogador e cantor da jovem guarda, e muitos outros passaram pelo União, enfim, um tempo memorável de craques que não ficam a dever a Neymar e nem aos outros… que todos os anos ganham a chuteira de ouro que igualam a um Naldo ou um Piolho. Naldo era mais cabeça sabia armar o time e exímio driblador e passava a bola para Piolho nas imediações do meio de campo, quando Piolho pegava a bola, corria , não tinha conversa, e chutava; dificilmente não fazia o gol. Piolho está na história do futebol Baiano entre os grande artilheiros da Bahia. Naldo passou pelo América do Rio , e teve vários convites mas era muito largado , se tivesse mais responsabilidade, estaria nos melhores times da época preferiu viver em Conquista , acomodado . Quanto a piolho todos sabem , era um vai e vem de avião que pousava no aeroporto aguardando o jogador como o Atlético Mineiro,mas a mãe de Piolho não deixou ele viajar. E outros convites de times importantíssimo do nosso País. Mas mesmo assim Piolho brilhou na Bahia , ganhou até o título de campeão Baiano, pelo esporte Clube Bahia.

Eu, garoto aguardava o domingo para ver estes jogadores , em especial o Humaitá que se não me engano foi a equipe que mais ganhou títulos no campeonatos amadores disputados no velho Edvaldo Flores . Lembro-me de alguns nomes , no ataque a tabelinha de Zinho e Orlando assemelhando Pelé e Coutinho. Mas tinha um jogador especial do Humaitá que todos respeitavam… Todos os atacantes o temiam! Seu nome Raudenis Silva.

Raudenis Silva marcava bem com muita seriedade , classe e elegância, lembro-me que não batia como certos zagueiros , tinha cuidado em tomar a bola sem machucar o adversário.

Raudenis vai jogar? Poxa! lamentavam os artilheiros, sabiam que seria difícil chegar até a área.

Convocado para a seleção de Conquista em vários torneios e campeonatos regionais. está na nossa história entre os melhores jogadores desta terra . Tinham outros que no momento não me lembro, Ah! sim , tinha o Ailton , goleiro do União, (também apitava jogos), e tinha uma mania; chupar laranja ,partia em duas e ia chupando a cada bola difícil que pegava: bom goleiro ,bom Juiz. O goleiro do Humaitá era Edson Maciel , radialista da rádio Clube de Conquista , Edson voava para pegar uma bola sempre jogou no Humaitá.

Há! viver o aquele futebol foi um prêmio para minha vida. Jogavam por amor a camisa Muitos já se foram . Meu cunhado, Raudenis Silva , a quem dedico este fragmento de texto. De uma fortaleza incrível, passou por etapas dificílima entre as quais a perda do seu grande amor, Neuza David, logo em seguida perdeu o filho, mas é um zagueiro da resignação , um escolhido de Deus. Um forte, de uma resistência fora do comum. O melhor Zagueiro da área , e da vida. Todos os atacantes o temiam ao chegar a área, e todos nós o temos como um grande exemplo de vencedor diante das intempéries da vida.

Que Deus o abençoe meu Zagueiro Central

Os comentários estão encerrados.